O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), se pronunciou nesta quinta-feira (7) sobre o caso do jovem baleado por um policial militar após já estar algemado e rendido, durante operação da PM na comunidade Israel, bairro do Aurá, em Ananindeua. Em publicação nas redes sociais, Helder afirmou que três policiais foram autuados em flagrante e presos no Batalhão Especial Penitenciário. “Não seremos omissos diante de desvios de conduta de qualquer servidor público, seja ele quem for”, declarou.
Não seremos omissos diante de desvios de conduta de qualquer servidor público, seja ele quem for. Assisti ao vídeo do homem baleado por um policial militar na comunidade Israel, no Aurá, em Ananindeua, me reuni com nosso Secretário de Segurança e três policiais envolvidos já…
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) August 7, 2025
A Polícia Militar também se manifestou por nota, confirmando a prisão dos agentes e informando que a Corregedoria Militar está apurando os fatos. A corporação reiterou que não compactua com abusos e que todos os procedimentos internos já foram instaurados.
O caso aconteceu na tarde desta quinta, quando o jovem, suspeito de roubar a arma de um militar, foi localizado por uma equipe da PM. Mesmo após ser algemado e não oferecer mais resistência, ele foi baleado por um dos policiais. Imagens registradas por moradores mostram o momento do disparo e os agentes levando o ferido do local.
Até o momento, não há informações oficiais sobre o estado de saúde do jovem ou sobre a unidade de saúde para onde ele foi encaminhado.
Leia também:
O post Helder Barbalho se pronuncia sobre caso de jovem baleado por PM algemado em Ananindeua apareceu primeiro em Estado do Pará Online.