Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), e da Rússia, Vladimir Putin (Rússia Unida), vão se encontrar “nos próximos dias”, segundo anunciou nesta 5ª feira (7.ago.2025) Yury Ushakov, principal assessor do Kremlin.
De acordo com a agência estatal russa RIA Novosti, consultada pelo canal norte-americano CNN, ainda não é possível confirmar quanto tempo vai durar a preparação do encontro. O local da reunião já foi definido, mas não foi divulgado. Deve ser anunciado em breve.
Na 4ª feira (06.ago), o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, reuniu-se com Putin em Moscou para discutir o fim da guerra na Ucrânia. Foi a 5ª visita de Witkoff à Rússia em 2025. Trump disse que ainda não houve “avanço significativo” e demonstrou cautela ao falar sobre o prazo para um acordo, afirmando que “já ficou desapontado antes com essa questão”.
O presidente dos EUA estabeleceu 6ª feira (8.ago) como prazo para que Moscou aceite um cessar-fogo, sob risco de sanções secundárias severas contra países que continuem comprando petróleo russo. Trump já anunciou uma tarifa extra de 25% sobre produtos da Índia justamente por causa desse tipo de transação.
Trump já disse que há uma boa chance de o encontro acontecer, e que a pauta principal será o fim da guerra na Ucrânia. Ushakov, assessor do Kremlin, ainda não respondeu sobre a proposta feita pelo enviado especial Witkoff para a realização de um encontro trilateral, que incluiria Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia.
Zelensky afirmou nesta 5ª feira (7.ago) que o primeiro passo para a realização do encontro seria um cessar-fogo. “As prioridades são absolutamente claras. Primeiro, parar os assassinatos, e é a Rússia que deve aceitar o cessar-fogo. Segundo, um formato de líderes, para que a reunião possa levar a uma paz verdadeiramente duradoura”, disse o ucraniano nas redes sociais.