Neta de Lula vocaliza nas redes críticas a Bolsonaro e aos EUA

Bia Lula, 30 anos, neta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem chamado atenção ao adotar um posicionamento político mais ativo nas redes sociais. Há menos de 1 mês, seu perfil no Instagram —que soma 152 mil seguidores e era voltado à vida pessoal— passou a abordar temas como o tarifaço dos Estados Unidos e críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Desde 22 de julho, Bia já publicou ao menos 6 vídeos. Os conteúdos têm formato semelhante ao adotado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG): cenário simples e escuro, com linguagem direta, música dramática e foco no olhar da câmera. Apesar disso, as publicações de Bia registram uma média de 160 mil visualizações, enquanto as do congressista alcançam milhões em poucas horas.

Copyright

Reprodução/Instagram

O 1º vídeo de Bia Lula veio poucos dias depois de o presidente norte-americano Donald Trump (Partido Republicano) anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e abrir investigação comercial contra o Pix e o comércio informal da rua 25 de Março, em São Paulo.

O conteúdo superou a média dos demais e alcançou mais de 600 mil visualizações, sendo o mais popular de seu perfil. O vídeo também provocou repercussão ao afirmar que o Brasil foi “explorado por 500 anos” pelos EUA, que foi criado em 1776 e tem, portanto, 249 anos.

Gente, o Pix foi criado pelo Banco Central, por técnicos brasileiros. E sabe quem está defendendo o Pix agora? Quem está enfrentando Trump para manter ele gratuito? É o Lula. Porque o Bolsonaro já teria entregado tudo de bandeja para os americanos. Eles não suportam ver o Brasil livre. Por 500 anos, nos escravizaram, nos exploraram, nos mantiveram de joelhos, e agora que levantamos a cabeça, eles querem nos quebrar”, disse.

Assista (3min55s):

A declaração motivou um 2º vídeo, 7 dias depois, para detalhar a afirmação.

Assista (2min6s):

Na sequência, Bia publicou outros 3 vídeos criticando Bolsonaro, afirmando que ele abandonou aliados e que sua prisão domiciliar e o uso de tornozeleira eletrônica são resultado de trapalhadas de sua família e da tentativa de golpe de Estado em 2022.

Assista (3min23s):

Assista (1min57s):

Assista (3min12s):

Em sua postagem mais recente, feita na 5ª feira (7.ago), ela mudou o tom. Apareceu de blusa branca, sem maquiagem, e falou de forma mais branda para dialogar com eleitores de direita.

Citou valores como fé, família e honestidade, e disse acreditar que Bolsonaro “traiu” esses pilares. “Vocês foram traídos por alguém que se dizia diferente, mas que na prática rompeu com tudo que vocês sempre defenderam”, afirmou.

Assista (2min51s):

Bia sustenta que atua por conta própria, sem apoio de governo, partido ou equipe profissional. Diz que o objetivo é “furar a bolha” da esquerda. “Resolvi dar a cara a tapa porque não dava mais para ver a esquerda falando sozinha enquanto a direita dominava o debate com mentira e desinformação”, disse em entrevista ao Brasil 247.

Apesar da crescente exposição, afirma não ter planos de disputar eleições no momento, mas não descarta a possibilidade futuramente.

“Eu não consigo concorrer hoje. Mas daqui uns anos… É tudo uma construção. Comecei agora com os vídeos e vamos ver até onde eu consigo chegar”, disse.

QUEM É BIA LULA

Maria Beatriz da Silva Sato Rosa, conhecida como Bia Lula, tem 30 anos e é a neta mais velha do presidente Lula.

É filha da jornalista Lurian Cordeiro Lula da Silva, primogênita do petista, fruto de uma relação com a enfermeira Miriam Cordeiro.

É formada em comunicação social e gestão pública. Apesar de nunca ter disputado cargo público, foi secretária de Juventude do PT em Maricá (RJ) aos 20 anos.

Ela é é casada com Felippe Miranda. Eles oficializaram a união em uma cerimônia intimista em 2 de dezembro de 2022, em Maricá (RJ). O casal está junto há cerca de 10 anos e juntos têm uma filha chamada Analua.