A Cia Treme Terra, reconhecida nacionalmente pela valorização da dança negra, realiza uma programação gratuita no Pará entre os dias 21 e 28 de agosto. As atividades acontecem em Belém e na Ilha do Marajó, reunindo oficinas, apresentações e sessões de cinema.
As oficinas propõem uma vivência intensa, misturando dança, percussão ao vivo e elementos de tradições afro-diaspóricas. O trabalho estimula movimentos coletivos e expressivos, conectando corpo, memória e questões sociais que atravessam o presente.
Com sede em São Paulo, a companhia atua há quase 20 anos em projetos artísticos e educativos ligados à cultura negra. Já levou seus espetáculos a países como Alemanha, Bulgária e Bolívia, conquistando prêmios como o Klauss Vianna e o Denilto Gomes.
Além das apresentações, o grupo exibe o documentário Danças Negras, resultado de anos de pesquisa e entrevistas com artistas e estudiosos da arte negra no Brasil. No Pará, o público também poderá assistir ao espetáculo Terreiro Urbano, inspirado na mitologia dos orixás.
Toda a circulação faz parte de um projeto contemplado pela Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna, do Ministério da Cultura. As atividades são gratuitas e com vagas limitadas.
As inscrições para as oficinas podem ser feitas online, por formulário divulgado nas redes sociais da companhia. Podem participar pessoas a partir de 16 anos, com ou sem experiência em dança.
Programação
21/8 – Documentário Danças Negras + oficinas (Belém)
22 e 23/8 – Espetáculo Terreiro Urbano (Belém)
24/8 – Documentário Danças Negras (Marajó)
26/8 – Oficinas de dança (Marajó)
27 e 28/8 – Espetáculo Terreiro Urbano (Marajó)
Leia Mais:
O post Cia Treme Terra traz oficinas e apresentações gratuitas a Belém e ao Marajó apareceu primeiro em Estado do Pará Online.