Helder defende ações contra preços abusivos de hospedagem em Belém na COP30

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou neste domingo (11) que o governo estadual, em parceria com órgãos de fiscalização, está atuando para coibir preços abusivos nas hospedagens em Belém durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). Em entrevista ao programa Especial de Domingo, da GloboNews, Helder destacou que a especulação de preços, tanto na rede hoteleira quanto em imóveis particulares, representa um desafio na organização do evento.

“É importante combater essa cobrança abusiva, seja por meio da Defensoria Pública, do Procon, do Ministério Público, notificando pessoas físicas ou dialogando com plataformas de aluguel por temporada para excluir anúncios abusivos”, afirmou o governador. Ele ressaltou que, apesar da liberdade de mercado garantida pela legislação brasileira, o governo tem papel fundamental na fiscalização para evitar prejuízos aos consumidores.

Em ação conjunta inédita na última sexta-feira, Defensoria Pública do Estado do Pará, Ministério Público do Pará, Procon/PA e Procuradoria Geral do Estado notificaram plataformas de hospedagem, como Airbnb, exigindo medidas imediatas para coibir preços excessivos durante a COP 30. A Recomendação Conjunta nº 01/2025 foi emitida após o aumento expressivo de denúncias sobre o valor das diárias na capital paraense.

Leia também:

O post Helder defende ações contra preços abusivos de hospedagem em Belém na COP30 apareceu primeiro em Estado do Pará Online.