Corpo foi encontrado às margens do Rio Capivari, em área isolada; Polícia Civil apura possível execução ordenada pelo crime organizado
Por Sandra Venancio – Jornal Local – Foto Divulgação Policia Civil
A Polícia Civil de Campinas investiga a execução de Sostenes Pinheiro, 53 anos, morto na noite do último sábado (9) com pelo menos 16 disparos, em uma possível ação de “Tribunal do Crime” na região do distrito do Campo Grande. O caso foi registrado no plantão policial da 2ª Delegacia Seccional.
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
Segundo relatos de policiais militares, equipes foram acionadas após testemunhas ouvirem diversos tiros em uma área de mata. Durante as buscas, o corpo da vítima foi encontrado entre pedras na margem do Rio Capivari.
De acordo com a investigação, o local é ermo, cercado por vegetação e areia, sem residências ou movimento, características comuns a execuções sumárias. “Apurou-se que no local houve uma espécie de tribunal do crime, tratava-se de local ermo, com mistura de vegetação e areia, sem pessoas e com nenhuma movimentação por perto, onde a vítima foi ali executada com cerca de 16 tiros, sendo que alguns deles foram disparados a queima-roupa”, informou a Polícia Civil em nota.
Modus operandi
O chamado “Tribunal do Crime” é uma prática de facções criminosas para punir desafetos, suspeitos de traição ou inadimplência com a organização. Geralmente realizado em locais isolados, envolve execução sumária sem chance de defesa. A Polícia Civil tenta identificar os envolvidos e apurar a motivação para o assassinato.