Deputado Nikolas Ferreira tenta surfar em denúncia de Felca, mas estudante rebate com omissões passadas

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) tentou se alinhar à repercussão do vídeo do youtuber Felca sobre exploração infantil, mas foi criticado por uma estudante de Ciências Políticas, que relembrou sua omissão em votação contra a pedofilia. Em postagem nas redes, Nikolas afirmou que a mídia ignorou sua atuação na crise da Ilha do Marajó, mas Diele Santos respondeu com casos em que ele e partidos aliados barraram projetos de proteção a menores.

Contexto da polêmica

Diele citou a rejeição, em 2022, de um projeto que classificava a pedofilia como crime hediondo. Na ocasião, a base bolsonarista, incluindo o PL, votou contra a urgência da proposta, com apenas 5 dos 76 deputados do partido apoiando a medida. O texto, de autoria de aliados do governo, já havia passado por comissões, mas foi engavetado após críticas de oposicionistas, que acusaram a bancada de “proteger pedófilos”.

Na época da votação, Nikolas Ferreira ainda era vereador em Belo Horizonte, mas já estava alinhado politicamente a Jair Bolsonaro, mesmo antes de se eleger deputado federal. Em 2022, tornou-se o parlamentar mais votado do Brasil e o mais votado da história de Minas Gerais, considerado uma das principais vozes da direita. Em 2023, foi apontado como o deputado federal mais influente do país nas redes sociais, mas, apesar de sua relevância, não se manifestou publicamente a favor do projeto que criminalizava a pedofilia como crime hediondo, mesmo sendo um tema alinhado ao discurso de proteção a menores que ele defende hoje.

@di_santosn

Se ele realmente apoia a denúncia do Felca tb deveria apoiar a regulação e regulamentação da mídia já que seria uma das medidas ao combate da exploração sexual de menor, adultização e trabalho infantil. Fonte com a lista dos votos sobre a PL que tornaria pedofilia crime hediondo: https://www.camara.leg.br/presenca-comissoes/votacao-portal?reuniao=66486

♬ som original – Diele

Votação dos deputados paraenses

A tabela abaixo mostra como votaram, em 2022, os representantes do Pará no projeto da pedofilia:

Airton Faleiro PT Sim
Beto Faro PT Sim
Celso Sabino União Não votou
Delegado Éder Mauro PL Não
Elcione Barbalho MDB Sim
Joaquim Passarinho PL Não
José Priante MDB Não
Junior Ferrari PSD Não
Olival Marques MDB Não
Vavá Martins Republicanos Não
Vivi Reis PSOL Sim

A discussão ressurge em meio ao debate sobre o “Lei Felca”, que propõe criminalizar a adultização de crianças na internet.

Leia também:

O post Deputado Nikolas Ferreira tenta surfar em denúncia de Felca, mas estudante rebate com omissões passadas apareceu primeiro em Estado do Pará Online.