Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) – Foto: Aldrin Figueiredo/divulgação
Em post nas redes sociais, nesta terça-feira, 12, Edmilson Rodrigues clama que as autoridades se atentem à ameaça à conservação do Solar Barão de Guajará, patrimônio tombado que serve de sede ao Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), do qual é sócio efetivo. Uma obra realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) no imóvel vizinho, tem causado prejuízos à estrutura do solar.
“Urge que as autoridades – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Ministério Público Estadual e Federal (MPPA e MPF), estado e município – estejam atentos à preservação e à proteção do patrimônio histórico quando ameaçado”, ressaltou.
Na sequência, Edmilson fez uma breve prestação de contas sobre as colaborações que realizou em favor do solar e do IHGP nos mandatos de prefeito de Belém e de deputado: “Quando prefeito, na nossa primeira gestão, incluí o solar no programa Monumenta, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que garantiu a restauração do solar. E, na terceira gestão, apoiamos o IHGP no processo de isenção de IPTU, previsto em lei para imóveis tombados restaurados, bem como realizamos a transferência de propriedade do solar, pertencente à Prefeitura, para o IHGP. Ainda, quando deputado federal, apoiei o IHGP com emendas de R$ 300 mil e 150 mil para a reforma completa do telhado com o refazimento de sua estrutura, bem como a contratação do projeto correspondente, garantindo a preservação do solar que apresentava sérios problemas. Outra emenda de R$150 mil viabilizou a conservação, acondicionamento e digitalização de documentos histórico raros do acervo do solar sob a proteção do IHGP.”
“Continuo apoiando o instituto e a preservação do Solar Barão do Guajará. A presidente do IHGP, professora Anaíza Vergolino, pode contar com o meu apoio”, concluiu.
O post Edmilson Rodrigues alerta autoridades sobre ameaça ao Solar Barão de Guajará apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.