Nesta terça-feira (12), o município de Itupiranga deu um importante passo para atrair novos investimentos e impulsionar a economia local. O prefeito Wagno Godoy recebeu em seu gabinete o representante do Frigorífico Tavares da Silva Ltda (Fribev), que oficializou, por meio de carta de intenções, o interesse em instalar uma unidade industrial de matadouro frigorífico de bovinos na cidade.
Segundo a proposta apresentada, o empreendimento prevê investimento total de R$ 220 milhões, com potencial para gerar mais de 1.000 empregos diretos e 3.000 indiretos quando estiver operando plenamente. Durante a fase de obras, a expectativa é criar mais 500 postos de trabalho.
A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, participou da reunião por chamada de vídeo e garantiu o apoio do Governo do Estado, inclusive com a oferta de incentivos para viabilizar o projeto. “A vice-governadora Hana irá nos ajudar neste sonho. Sei que não será fácil e nem do dia para noite, mas vamos lutar e orar para que isso aconteça”, declarou o prefeito Wagno Godoy.
Detalhes do empreendimento
O projeto contempla um matadouro frigorífico com capacidade inicial para abater 100 bovinos por hora (700 por dia), chegando posteriormente a 130 bovinos/hora (1.000/dia). A área solicitada para a instalação é de aproximadamente 30 hectares, sendo 14 destinados à indústria e 16 para o sistema de tratamento e lançamento de águas servidas por fertirrigação.
Além do abate, a unidade realizará desossa, beneficiamento de miúdos, produção de farinhas, sebo e comercialização de couro, chifres e outros subprodutos. A planta também será apta a atender mercados exigentes, como União Europeia, Estados Unidos, China, Chile e países muçulmanos e Israel, realizando abates nos padrões Halal e Kosher.
Sustentabilidade e tecnologia
O Fribev destacou seu compromisso com práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança), uso racional da água, bem-estar animal e rigoroso controle ambiental. O sistema de tratamento de efluentes será moderno e de alta eficiência, garantindo a conformidade com a legislação e evitando impactos ambientais.
A empresa também pretende firmar convênios com o SENAI para qualificação profissional e dar prioridade à contratação de mão de obra local.
Impacto econômico e social
Com a implantação da unidade, a expectativa é de fortalecimento da cadeia produtiva da pecuária, incremento da arrecadação municipal e criação de oportunidades de emprego e renda para a população.
Para viabilizar a instalação, a empresa solicita ao município a concessão e posterior doação da área, como forma de atrair o investimento e garantir o início das obras, previstas para ocorrer em até 24 meses após a formalização do acordo.
“Esse é um passo estratégico para Itupiranga. Estamos falando de um investimento de grande porte, que pode transformar a economia local e gerar oportunidades para nossa gente”, afirmou o prefeito Wagno Godoy.
O post Frigorífico quer instalar unidade de R$ 220 milhões em Itupiranga, com geração de mais de 4 mil empregos apareceu primeiro em Portal Pebinha de Açúcar – 18 anos.