A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA) realizou, nesta segunda-feira (11), a primeira eleição on-line para a formação da lista sêxtupla do Quinto Constitucional, que será enviada ao Tribunal de Justiça do Estado (TJPA). Entre os eleitos, o advogado Hugo Mercês conquistou uma das vagas da lista tríplice masculina, pela cota racial, e celebrou a vitória após receber 1.346 votos.
O resultado definiu três nomes entre homens e três entre mulheres que seguem para apreciação do governador do Estado, responsável pela escolha final. Na lista masculina, o mais votado foi Jarbas Vasconcellos (2.527 votos), seguido por João Paulo Ledo (2.058 votos) e Hugo Mercês. Na lista feminina, ficaram Anete Pena (3.173 votos), Patrícia Bahia (3.033 votos) e Roberta Veiga (1.269 votos).
Em declaração, Hugo afirmou ainda estar processando o resultado, destacando o engajamento da advocacia no pleito.
“Foram mais de mil votos em uma eleição que não é obrigatória, e isso diz muito sobre o engajamento orgânico da advocacia. Esse é um registro histórico para esta gestão, que conseguiu mobilizar tantas pessoas num processo desafiador como o Quinto Constitucional. É preciso parabenizar a diretoria, o conselho, a comissão eleitoral, mas principalmente cada advogado e advogada que se implicou e se dedicou. Essa jornada exige coragem e, muitas vezes, parece que não vamos dar conta. Estou aqui para dizer que não precisamos vir de famílias tradicionais ou ter grandes fortunas para disputar espaços importantes para a advocacia”, declarou.
O Quinto Constitucional é o dispositivo que prevê que um quinto das vagas de determinados tribunais seja ocupado por advogados ou membros do Ministério Público, indicados por suas instituições e escolhidos pelo chefe do Executivo.
Leia também:
O post Hugo Mercês celebra eleição para lista tríplice do Quinto Constitucional da OAP-PA apareceu primeiro em Estado do Pará Online.