A direção do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGPa) teme que o centenário prédio, onde funcionou o Solar do Barão de Guajará – vizinho à casa demolida de n° 64, na rua Tomázia Perdigão para expansão da Assembleia Legislativa – seja impactado pela obra em andamento. Segundo integrantes do IHGPa, a nova e moderna construção de 3 andares já provoca infiltrações na parede lateral do Solar e ameaça vedar uma janela com mais de dois séculos de existência.
Há 125 anos, o Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGPa) preserva o Solar Barão de Guajará sem receber qualquer dotação orçamentária municipal ou estadual, sobrevivendo apenas com as contribuições de seus sócios.
Nesse prédio estão guardadas joias da história e da cultura do Pará e da Amazônia: arquivos raros, um museu, duas bibliotecas — incluindo a biblioteca pessoal do Barão de Guajará. “Recentemente, parte desse acervo precisou ser retirada da Galeria Imperial devido às infiltrações causadas pela obra. Entre as peças deslocadas, o retrato de D. Pedro I, pintado por Manoel Pastana, e objetos litúrgicos da capela interna”, declarou um integrante do Instituto Histórico
Segundo ele, é urgente que a Alepa e a direção do IHGPa cheguem a um entendimento para preservar o prédio histórico. Isso passaria por uma revisão do projeto e manter o recuo lateral de 1,5 metro para proteger a janela histórica. “Com boa vontade, seria possível criar até um pequeno saguão ou jardim de inverno, garantindo melhor ventilação e conforto térmico para ambos os imóveis”, acrescenta.
Vale lembrar as palavras de Antônio Lemos, que em 1897 combateu obras com paredes geminadas justamente pelos prejuízos que causam à manutenção e preservação dos prédios vizinhos.
Reunião de entendimento
Procurada pelo Ver-o-Fato, a Alepa emitiu a seguinte nota: “O Casarão Barão do Guajará, no bairro da Cidade Velha, cedido pela prefeitura de Belém ao Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), que o utiliza como sede, não corre riscos no que diz respeito à sua estrutura arquitetônica.
Todo o projeto de restauração feito e as intervenções que estão em curso no prédio da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) foram aprovados pelos órgãos de engenharia, arquitetura e que fiscalizam a preservação do mesmo patrimônio histórico no âmbito federal, estadual e municipal.
Nesta quinta-feira, 14 de agosto, às 9h, haverá uma reunião entre Alepa e IHGP, sob a coordenação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para uma nova rodada de entendimentos.”
The post IHGPa alerta sobre infiltrações em prédio e Alepa divulga nota: reunião na quinta, 14 appeared first on Ver-o-Fato.