Um homem morreu de forma trágica durante uma tradicional “corraleja” no município de Fundación, no departamento de Magdalena, na Colômbia, no último sábado (9). O episódio, que também foi noticiado pelo Extra.Globo, envolveu Yovanis Márquez, de 35 anos, que participava do evento popular no qual um touro é solto em meio a uma multidão.
De acordo com as informações, Yovanis decidiu provocar o animal. Ele correu na direção do touro com a intenção de saltar sobre ele, mas a tentativa não foi concluída. Um “erro de cálculo” fez com que o salto fosse executado muito em cima do animal, que reagiu e golpeou duramente o participante com os chifres.
Mesmo ferido, Yovanis chegou a se levantar e aparentou estar consciente, mas testemunhas relatam que o estado dele piorou rapidamente. “Ele se levantou como se estivesse bem, mas o sangue estava escorrendo. Demorou apenas alguns segundos para ele cair no chão”, relatou uma testemunha ao jornal El Tiempo.
A vítima foi socorrida e levada a um hospital da região, mas não resistiu aos graves ferimentos.
O incidente reacende o debate sobre a prática de eventos que envolvem touros no país. Em 2023, a Colômbia aprovou a lei “Chega de Olé”, de autoria da senadora Esmeralda Hernández, que proibiu as touradas em todo o território nacional. No entanto, promotores de festivais viram nas “corralejas” uma brecha legal para manter a tradição, já que esse formato não foi diretamente abrangido pela nova legislação.
The post Imagens fortes: Participante de festival morre chifrado por touro em ‘corraleja’ na Colômbia appeared first on Ver-o-Fato.