Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam, na manhã desta terça-feira (12), a Prefeitura de Parauapebas, no sudeste do Pará. A mobilização começou no bairro Palmares Sul e seguiu até o prédio da administração municipal. De acordo com o MST, cerca de duas mil pessoas participam do ato, que reivindica melhorias nas áreas de saúde e educação.
Em publicação nas redes sociais, o movimento intitulou a ação como “Mobilização por direitos e contra privilégios” e afirmou que não há prazo para encerrar o protesto. Segundo os organizadores, o objetivo é reverter o atual cenário e garantir melhores condições de vida para a população rural.
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam, na manhã desta terça-feira (12), a Prefeitura de Parauapebas, no sudeste do Pará. A mobilização começou no bairro Palmares Sul e seguiu até o prédio da administração municipal. pic.twitter.com/iNThrk6fcG
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) August 12, 2025
A Prefeitura de Parauapebas divulgou nota de repúdio, informando que ajuizou ação de interdito proibitório, reintegração de posse e desobstrução de vias públicas. O município alegou ocupação de uma escola no Assentamento Palmares II e ameaça de bloqueio de vias e prédios públicos.
Ainda segundo a gestão municipal, o grupo teria derrubado o portão principal para acessar a sede da Prefeitura. O governo reforçou que está aberto ao diálogo com qualquer organização, desde que de forma pacífica e sem depredação. Até o momento, a administração afirma não ter recebido oficialmente uma pauta de reivindicações do MST.
Leia também:
O post MST ocupa Prefeitura de Parauapebas em protesto por melhorias na saúde e educação apareceu primeiro em Estado do Pará Online.