Aplicativo de proteção a mulheres vítimas de violência doméstica foi usado recentemente para localizar ex-marido dentro de ônibus; serviço utiliza georreferenciamento e alarme na central da GM
Por Sandra Venancio – Jornal Local – Foto Wikimedia Commons
O botão “SOS Gama”, aplicativo destinado a mulheres vítimas de violência doméstica e atendidas pela Guarda Municipal de Campinas (SP), foi acionado 149 vezes, resultando em 20 prisões, desde a implantação do programa em 2024.
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
O acionamento mais recente ocorreu na noite desta segunda-feira (11), em um ônibus do transporte coletivo de Campinas. Uma mulher assistida pelo programa identificou seu ex-marido dentro do veículo e conseguiu disparar o alarme, acionando a intervenção da Guarda.
Para participar do programa, a mulher deve se dirigir à Base Centro da Guarda, procurar a Sala Lilás e apresentar a medida protetiva vigente.
As usuárias podem acionar o botão através do aplicativo de celular. O sistema utiliza georreferenciamento e, ao ser ativado, dispara um alarme direto na Central de Comando e Controle (Cecom) da Guarda Municipal, permitindo ação imediata das equipes.
Desde a sua implementação, o “SOS Gama” tem se mostrado uma ferramenta eficaz no combate à violência doméstica, oferecendo segurança e agilidade no atendimento às vítimas e reforçando a presença da Guarda Municipal em situações de risco.