O Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará (Cedenpa) e a deputada estadual Lívia Duarte (PSOL) realizam, nesta quinta-feira (14), o Seminário Populações Negras, Educação e Cultura, a partir das 8h, na Sala Multiuso da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Aberto ao público, o evento busca reunir contribuições antirracistas para o novo Plano Nacional de Educação (PNE), em tramitação no Projeto de Lei 2.614/2024.
A iniciativa faz parte das ações da Incidência Política na Amazônia, que nesta etapa mobiliza estados e municípios para colaborar com propostas. O objetivo é incluir no PNE metas e ações para combater o racismo, garantir equidade racial e fortalecer o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas.
A programação da manhã inclui o credenciamento às 8h30, seguido da abertura oficial. Às 9h15, ocorre a mesa de debate “Populações Negras, Educação e Cultura – Desafios da Educação na Amazônia”, com a participação do Cedenpa, de Lívia Duarte, do Ministério Público do Pará (MPPA) e da Secretaria Estadual de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh). Também são esperados representantes da Secult, Seduc e do Conselho Estadual de Educação.
Às 10h30, especialistas de vários estados participam do painel “Educação, Cultura e Resistência – O papel do Fórum Levantes Negros pela Educação”, que discutirá estratégias para um PNE antirracista. Das 11h30 às 12h, o público poderá interagir com perguntas e contribuições.
No período da tarde, às 14h, haverá reunião fechada de alinhamento da Incidência Política na Amazônia, na Alepa, com representantes das organizações do movimento. À noite, às 19h, o Cedenpa lança oficialmente o Fórum Levantes Negros pela Educação, em sua sede no bairro da Cremação, em Belém.
Leia também:
O post Cedenpa e deputada Lívia Duarte promovem seminário para incluir educação antirracista no Plano Nacional de Educação apareceu primeiro em Estado do Pará Online.