Coletivo Net Art Work apresenta 2ª edição do ‘Bailão do NAW’ em Belém 

Belém se prepara para receber, do dia 29 a 31 de agosto, a segunda edição do Bailão do NAW, um circuito cultural itinerante idealizado pelo Coletivo Net Art Work (NAW), em parceria com o Movimento Internacional de Juventude – MOV Juventudes e a Presidência Regional do Norte (PR Norte). O evento oferece programação gratuita, diversificada e de forte impacto social, reunindo música, dança, artes visuais, formações e debates, com o objetivo de fortalecer a identidade negra e promover a inclusão social por meio do Afrofuturismo.

Criado em 2023, o Coletivo NAW atua na democratização do acesso à cultura e ao lazer nas periferias de Belém e região metropolitana, conectando artistas independentes, coletivos e públicos diversos. Desde 2024, a iniciativa vem construindo parcerias estratégicas com instituições públicas, privadas e organizações sociais, garantindo que suas ações cheguem diretamente às comunidades.

Bailão do NAW é inspirado em movimentos culturais urbanos como batalhas de rima, breaking e eventos de artistas de terreiro, mas propõe um olhar inovador: mescla ancestralidade afro-brasileira com tecnologia, criando um diálogo crítico e inspirador sobre o presente e o futuro da cultura negra.

Programação

O evento será realizado em três dias e em dois locaisCasa Criativa Igapó e Usina da Paz do Bengui.

Dia 1 – Casa Criativa Igapó (Sexta-feira – 29/08)


Recepção do público, abertura institucional, pocket show e DJ set, criando o clima para a imersão cultural dos dias seguintes.

Dia 2 – Usina da Paz do Bengui (Sábado – 30/08)


Feira criativa com expositores locais, rodas de conversa sobre racismo ambiental, povos tradicionais e apagamento das culturas afros nas artes, oficinas de breaking, rap e grafite, batalhas de breaking e rap, apresentação de capoeira e pocket show de encerramento.

Dia 3 – Usina da Paz do Bengui (Domingo – 31/08)


Continuidade da feira criativa e das atividades formativas, oficinas e encerramento institucional, celebrando a troca de experiências e o fortalecimento das conexões criadas durante o evento.

Além da programação artística, o Bailão do NAW oferece capacitações gratuitas para jovens de 15 a 29 anos, moradores de bairros periféricos, abordando economia criativa, meio ambiente, sociedade, racismo e religiosidade afro. A expectativa é impactar diretamente 200 jovens nesta edição.

Serviço

Bailão do NAW – 2ª Edição

📍Casa Criativa Igapó – Rua Bernal do Couto, 1280 & Usina da Paz Bengui – Estrada do Bengui, 32

📅 Dia 29, 30 e 31 de agosto

💲 Entrada gratuita

Leia também:

O post Coletivo Net Art Work apresenta 2ª edição do ‘Bailão do NAW’ em Belém  apareceu primeiro em Estado do Pará Online.