Entre janeiro e maio deste ano, a Equatorial Pará entregou mais de 67 toneladas de resíduos de poda de árvores ao projeto Carroceiro, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), que oferece atendimento gratuito a animais de tração em situação de maus-tratos.
O material vem das podas feitas pela concessionária para evitar o contato de galhos com a rede elétrica. Após triturados, os resíduos são levados para a UFRA, onde forram as baias e ajudam a manter o ambiente seco e confortável para cavalos, burros e jumentos atendidos pelo projeto.
Quando retirado, o material passa por decomposição e é reaproveitado como adubo nos piquetes de capim Tangola, que servem de alimento aos animais.
O diretor técnico do projeto, Heriberto Figueredo, lembra que, antes, a forração das baias era feita com serragem, que gerava poeira e prejudicava a respiração dos animais. “Com esse material, conseguimos mais conforto e uma recuperação melhor para eles”, afirmou.
Leia também:
O post Equatorial doa 67 toneladas de resíduos de poda para projeto da UFRA que cuida de animais vítimas de maus-tratos apareceu primeiro em Estado do Pará Online.