Nesta sexta-feira (15), o Pará celebra o Dia da Adesão à Independência do Brasil, feriado estadual que altera o funcionamento de órgãos públicos, serviços essenciais e espaços de lazer. Enquanto algumas repartições fecham as portas, pontos turísticos e unidades de saúde mantêm atendimento, ainda que com horários especiais.
Serviços públicos e estações cidadania
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) não abrirá seus pontos físicos, mas disponibiliza canais online e telefônicos para atendimento. Já as Estações Cidadania e as Usinas da Paz suspenderão atividades, retomando apenas na segunda-feira (18) ou no sábado (16), respectivamente.
Cultura e lazer em funcionamento
Funcionará normalmente:
- Parque Estadual do Utinga – (6h às 17h).
- Mangal das Garças – (8h às 18h).
- Estação das Docas – (10h às 1h da madrugada).
- Parque da Cidade – (8h às 22h).
Saúde com atendimento prioritário
- Hospital da Mulher – funcionará com pronto atendimento ginecológico 24h, para mulheres em situação de violência doméstica e sexual, e internação e cirurgias previamente agendadas.
- Hospital Regional Abelardo Santos – funcionará normalmente
- Unidades de referência em Belém – fecharão na sexta-feira (15), retornando na segunda (18).
- Centro de Atenção Psicossocial (Caps) – vai funcionar apenas com urgência psiquiátrica.
- Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM) – funcionará normalmente no feriado.
- Unidade Básica de Saúde da Pedreira – também funcionará apenas com urgência na sexta-feira, voltando ao normal na segunda (18).
- Hemopa – funcionará em horário reduzido (7h30 às 17h).
Comércio e shoppings
Supermercados terão funcionamento livre, conforme decisão de cada estabelecimento. Os shoppings da capital, como Boulevard e Pátio Belém, abrem a partir das 11h, com praças de alimentação estendidas até as 22h.
Leia também:
O post Feriado da Adesão do Pará: confira o que abre e fecha em Belém nesta sexta-feira (15) apareceu primeiro em Estado do Pará Online.