O ministro STF (Supremo Tribunal federal) Alexandre de Moraes fez piada nesta 4ª feira (13.ago.2025) com o humorista Mizael Silva, conhecido por interpretar o “advogado do Xandão” nas redes sociais, durante o evento “Leis e Likes” na sede da Corte, em Brasília.
“Você está bem de advogado, estou precisando mesmo”, disse Moraes, em referência às sanções impostas contra ele pelo governo de Donald Trump. O humorista respondeu: “O visto vai ser renovado”, em tom de brincadeira.
O ministro foi sancionado pelos EUA sob a Lei Magnitsky, o que impede sua entrada no país. Além da revogação do visto, a lei determina o bloqueio de todas as transações com propriedade nos EUA ou com negócios de interesse no país.
Também não pode ter qualquer vínculo comercial com pessoas que morem nos EUA ou que estejam no país. Isso implica o bloqueio de contas bancárias –inclusive em bancos brasileiros– e o cancelamento de cartões de crédito de bandeira norte-americana.
O encontro contou com rodas de conversa com ministros, visita guiada ao STF e acompanhamento de sessão plenária. Também participam Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia.
Mizael Silva é um dos 26 influenciadores convidados para a 2ª edição do evento, iniciativa que aproxima o Judiciário de criadores de conteúdo.