O STF (Supremo Tribunal Federal) elegeu nesta 4ª feira (13.ago.2025) os novos presidente e vice-presidente da Corte. Os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes foram escolhidos para os cargos e ficarão à frente do tribunal pelos próximos 2 anos. A posse está marcada para 29 de setembro.
Em eleição simbólica e on-line, Fachin recebeu 10 votos. Moraes, escolhido vice, também obteve 10 votos. Pela tradição, nenhum ministro vota em si mesmo.
A sucessão segue a ordem de antiguidade: o ministro mais antigo que ainda não presidiu o tribunal assume a Presidência. Assim, o atual vice-presidente, Fachin, substituirá Luís Roberto Barroso, enquanto Moraes ocupará a vice-presidência deixada por Fachin.
Fachin está no STF desde junho de 2015. Doutor em Direito pela PUC-SP, é autor de diversos livros e artigos jurídicos. “A confiança que é depositada em mim e no ministro Alexandre de Moraes eu reitero aqui perante este colegiado. A eleição é simbólica, é como uma corrida de revezamento, e o bastão chegou aqui agora”, afirmou depois da eleição.
Além de comandar o STF, Fachin também assumirá a presidência do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), cargo que concentra a representação institucional do Judiciário.
Barroso parabenizou o sucessor: “Quero cumprimentar o ministro por esta eleição e considero, pessoal e institucionalmente, que é uma sorte do país poder ter nesta conjuntura uma pessoa com a qualidade moral e intelectual de Vossa Excelência conduzindo o tribunal. Receba com muita alegria o meu abraço pessoal para que seja muito abençoado nos próximos anos. É duro, mas é bom.”