Foto: Divulgação
A Câmara Municipal de Belém aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (14), o requerimento da vereadora Marinor Brito (PSOL) para a realização de uma sessão especial sobre adultização e abuso sexual de crianças e adolescentes**. A proposta, protocolada no início do mandato da parlamentar, ganha novo impulso diante da crescente repercussão nacional do tema.
Durante a justificativa de voto, Marinor destacou que a violência sexual contra crianças e adolescentes está inserida em um **esquema global de tráfico de pessoas**, considerado o segundo crime mais lucrativo do mundo, atrás apenas do tráfico de armas.
“São mais de 90 bilhões de dólares por ano movimentados. É muito dinheiro, muito interesse econômico e muita gente poderosa envolvida”, alertou a vereadora.
Marinor ressaltou que combater a exploração sexual exige articulação entre todos os setores da rede de proteção prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), incluindo comissões da Câmara, áreas de assistência social, saúde, educação, órgãos de segurança e Ministérios Públicos.
“A Câmara está sendo chamada a agir. Precisamos influenciar políticas e áreas estratégicas para enfrentar esse crime hediondo”, afirmou.
A parlamentar também lembrou seu histórico de atuação na pauta, reforçando que a luta contra a exploração sexual infanto-juvenil acompanha sua trajetória política.
“Não importa partido, igreja ou relação política. Quem não concorda com esses crimes tem que gritar e denunciar”, disse.
A data da sessão especial será divulgada nos próximos dias. O encontro deverá reunir representantes da sociedade civil, autoridades e especialistas para discutir medidas de prevenção e combate à adultização e ao abuso sexual de crianças e adolescentes em Belém.
O post Câmara de Belém aprova sessão especial para debater adultização e abuso sexual de crianças e adolescentes apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.