Conferência Estadual das Cidades define 20 propostas para políticas urbanas no Pará

Terminou nesta quinta-feira (14) a 7ª Conferência Estadual das Cidades do Pará, com a seleção de 20 propostas de políticas públicas que representarão o estado na etapa nacional do evento, em Brasília. As sugestões, escolhidas democraticamente por sociedade civil e poder público, incluem temas como saneamento, mobilidade urbana e habitação sustentável, visando influenciar a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).

Durante três dias, participantes debateram 31 propostas pré-selecionadas, originadas de conferências municipais em mais de 100 cidades. Municípios menores contribuíram com até quatro ideias, enquanto Belém enviou 12. “Foi um processo histórico, com discussões intensas para priorizar demandas que beneficiem o Pará”, destacou Antônio Kether, secretário executivo do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades).

Entre as propostas aprovadas está a exigência de critérios sustentáveis em projetos habitacionais, como uso de energias renováveis e preservação ambiental, além da criação de um Sistema Único de Mobilidade (SUM) para integrar transportes em todo o país. Ideias não selecionadas seguirão para análise do Executivo estadual. A conferência também contou com palestras sobre programas como o Minha Casa, Minha Vida, destacando a necessidade de capacitação técnica para reduzir o déficit habitacional no estado.

Organizada pela Secretaria das Cidades e Integração Regional (Secir), com apoio da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades, a conferência reforçou a participação popular na construção de políticas públicas. As propostas do Pará serão debatidas na Conferência Nacional em outubro, em Brasília, para consolidar a PNDU.

Leia também:

O post Conferência Estadual das Cidades define 20 propostas para políticas urbanas no Pará apareceu primeiro em Estado do Pará Online.