A Polícia Civil do Pará deflagrou, na manhã desta quinta-feira (14), a operação “Sentença Final”, com o objetivo de cumprir mandados de prisão contra sentenciados por crimes de violência doméstica e de gênero. Até o momento, cinco pessoas foram presas com apoio do Núcleo de Inteligência Policial (NIP) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE).
A ação é coordenada pela Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) e integra a operação nacional “Shamar”, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), voltada ao combate à violência contra a mulher. Desde o início da “Shamar”, no dia 1º de agosto, até a última terça-feira (13), já foram efetuadas 43 prisões na Região Metropolitana e no interior do estado, totalizando 48 detidos com as prisões de hoje.
“Estamos no Agosto Lilás, mês de conscientização e prevenção à violência contra a mulher. Boa parte das nossas ações é voltada a garantir a efetividade das decisões judiciais e proteger as vítimas”, afirmou a delegada Emanuela Amorim, titular da DAV.
As cinco pessoas presas nesta quinta-feira foram conduzidas à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), em Belém, onde passaram pelos procedimentos de praxe e já estão à disposição da Justiça.


Ações educativas e preventivas
Durante todo o ano, e especialmente no Agosto Lilás, a Polícia Civil realiza ações educativas para orientar a população sobre como identificar sinais de violência e denunciar. As palestras destacam o serviço da DEAM Virtual, disponível online, e reforçam que todas as delegacias estão aptas a atender vítimas em situação de vulnerabilidade.
Segundo a delegada Bruna Vieira, assistente da Diretoria de Polícia do Interior (DPI), as DEAMs de Barcarena e Abaetetuba estão entre as unidades do interior com maior número de atendimentos.

Estrutura de acolhimento
O Pará conta com unidades físicas da DEAM em diversas cidades, incluindo Belém, Ananindeua, Marabá, Santarém e Parauapebas, além das Salas Lilás, espaços de acolhimento instalados em delegacias, postos de saúde e órgãos municipais em 28 municípios do estado.
A operação “Shamar” segue até 4 de setembro, com ações ostensivas e repressivas para garantir proteção às vítimas e responsabilização dos agressores.
Leia também:
O post Polícia Civil deflagra operação contra crimes de violência doméstica apareceu primeiro em Estado do Pará Online.