O influenciador Felipe Bressanim, conhecido como Felca, registrou um crescimento explosivo em suas redes sociais após publicar, em 6 de agosto, um vídeo denunciando a ‘adultização’ de menores na internet. Segundo levantamento da empresa de pesquisa e inteligência de dados Nexus, Felca saltou de 20.069.233 seguidores no dia da postagem para 30.416.055 na última terça-feira (12), um aumento de 52% — mais de 10 milhões de novos seguidores.
No YouTube, o vídeo acumula quase 36 milhões de visualizações e, somando cortes publicados em outras plataformas, o número chega a 66 milhões. O impacto foi imediato também no X (antigo Twitter), onde Felca chegou à 12ª posição nos Trending Topics Brasil nas últimas 24 horas, com cerca de 797 mil menções. Entre 11 e 13 de agosto, 99 mil usuários únicos publicaram sobre o tema, gerando uma média de 2,5 postagens por perfil.
Os picos de engajamento ocorreram na noite de terça-feira (12) e na manhã de quarta-feira (13). Termos como “vídeo do Felca”, “Marajó”, “crianças e adolescentes” e “Brasil” dominaram as conversas. Perfis de diferentes nichos — incluindo Felipe Neto e Danilo Gentili — repercutiram o caso, enquanto a hashtag #RegulamentaçãoÉProteção chegou à oitava posição nos trending topics, com mais de 130 mil menções.
No Google Trends Brasil, o termo “lei Felca” esteve em alta por 10 horas consecutivas nas últimas 48 horas, e “felca Jornal Nacional” também apareceu no ranking. Análise de 50 mil comentários no vídeo original aponta forte apoio popular ao influenciador, com seguidores destacando sua coragem e o fato de ter “dado a cara a tapa” para expor o problema.
Leia também:
O post Felca ganha mais de 10 milhões de seguidores após denúncia sobre exploração infantil apareceu primeiro em Estado do Pará Online.