Influenciador Hytalo Santos é preso em SP por “adultização” e exposição de menores nas redes sociais

Ação é resultado de investigações do Ministério Público da Paraíba e do Ministério Público do Trabalho; defesa nega acusações

Sandra Venancio – Jornal Local – Foto Divulgação Polícia Civil

O influenciador paraibano Hytalo Santos foi preso nesta sexta-feira (15) em São Paulo, alvo de investigações do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) por suposta exploração e exposição de crianças e adolescentes em conteúdos para redes sociais. A denúncia partiu do youtuber Felca, que acusa Hytalo de promover a “adultização” de menores.

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

A prisão ocorre no contexto de uma série de medidas judiciais iniciadas após a publicação, em 6 de agosto, de um vídeo do youtuber Felca — que tem mais de 4 milhões de inscritos — denunciando a criação de conteúdo envolvendo menores. A partir daí, a Justiça da Paraíba abriu ação civil pública contra Hytalo, expedindo mandados de busca e apreensão, além de outras restrições.

Na última terça-feira (12), foi determinada a suspensão das redes sociais do influenciador e a desmonetização de seus vídeos. Também ficou proibido, em caráter provisório, qualquer contato com adolescentes citados nos processos, a pedido da promotora Ana Maria França.

https://twitter.com/DudaSalabert/status/1956338456180703317

Na quinta-feira (14), um computador e celulares foram apreendidos na residência de Hytalo, em João Pessoa. O mandado incluía autorização para arrombamento, caso houvesse resistência. No dia anterior, policiais já haviam ido ao local, mas o imóvel estava fechado.

Defesa nega acusações
Em nota, os advogados de Hytalo afirmaram que ele “não tinha conhecimento da execução de mandado de busca e apreensão em uma de suas residências, até mesmo por tratar-se de medida judicial sigilosa” e que está à disposição da Justiça. A defesa reitera que o influenciador “jamais compactuou com qualquer ato atentatório à dignidade de crianças e adolescentes” e que confia na elucidação do caso.

Linha do tempo da investigação:

  • 6/8: Youtuber Felca publica vídeo denunciando “adultização” de menores por Hytalo Santos.
  • 12/8: Justiça bloqueia redes sociais do influenciador, desmonetiza vídeos e proíbe contato com adolescentes citados nos processos.
  • 14/8: Busca e apreensão de equipamentos em João Pessoa, com autorização de arrombamento.
  • 15/8: Prisão de Hytalo em São Paulo.

O que é “adultização” de menores:
Termo usado para descrever a prática de expor crianças e adolescentes em contextos, linguagens ou situações com conotação adulta, inadequadas à sua faixa etária, podendo configurar exploração e violação de direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Próximos passos:

  • Decisão judicial sobre manutenção da prisão e eventuais novas medidas cautelares.
  • Análise do material apreendido.
  • Oitiva de testemunhas e vítimas.