A Polícia Federal anunciou a destruição de mais de 120 mil pés de maconha plantados no nordeste do Pará, de terça-feira (12) a sexta-feira (15). Quinze roças foram destruídas em áreas dos municípios de Garrafão do Norte, Cachoeira do Piria, Capitão Poco, Concórdia do Pará e Nova Esperança do Piriá, às proximidades da Terra Indígena do Alto do Rio Guamá (TIARG).
Antes da chegada das equipes, os trabalhadores das plantações deixaram o local. As áreas serão identificadas para responsabilização dos responsáveis, incluindo os donos das terras, quando particulares. Porém, segundo a PF, o crime organizado costuma plantar em terras da União, inclusive na TIARG.
Segundo o delegado Lucas Gonçalves, apenas no ano passado, mais de cem mil pés foram apreendidos e incinerados. “Além de todo esse trabalho, nós apoiamos a conscientização social para que as pessoas tenham noção do risco do uso abusivo de drogas”, complementou.
Assista:
A Polícia Federal anunciou a destruição de mais de 120 mil pés de maconha plantados no nordeste do Pará, de terça-feira (12) a sexta-feira (15). pic.twitter.com/GpWQpuIHQK
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) August 15, 2025
A operação contou com a mobilização de mais de 50 policiais na ação, que ocorre de forma sistemática no estado. Com plantações em locais de dificil acesso, cercadas de floresta, foi necessário transporte pelo helicóptero do Comando Aéreo de Operações (CAOP) da Polícia Federal.
Leia também:
O post Polícia Federal incinera 120 mil pés de maconha no nordeste do Pará apareceu primeiro em Estado do Pará Online.