O Paysandu deve quitar ao longo desta sexta-feira, 15, a dívida com o Torreense, de Portugal, e assim ficar livre do Transferban imposto pela Fifa em junho. Hoje, o clube bicolor está impossibilitado de contratar novos jogadores por conta do atraso no pagamento extra previsto em contrato com o clube português na contratação do lateral esquerdo Keffel, em 2024.
Em entrevista ao jornalista José Maria Trindade nessa quinta-feira, 14, o presidente do Paysandu, Roger Aguilera, garantiu que o repasse do dinheiro ao Torreense será feito durante o dia de hoje, restando apenas a questão burocrática dos trâmites internacionais para transferir o valor.
Primeiro agradecer ao Governo do Estado (pelo repasse de R$ 600 mil). Até amanhã (hoje, sexta-feira, 15) vamos pagar (o restante do valor ao Torreense). Como tem que mandar o dinheiro para fora (do país), vamos fazer esse trâmite. Está tudo ok”, disse Roger.
Na útlima quarta-feira, o Governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou um aumento no patrocínio destinado via Banpará ao Paysandu, adicionando mais R$ 600 mil aos cofres do clubel. Esse valor é o que o Papão precisava para quitar a dívida com o Torreense.
Em julho de 2024, o Paysandu acertou a contratação do lateral esquerdo Keffel, que na época defendia o clube português. Na negociação, foi firmado um acordo para pagamento de uma taxa extra em caso de permanência da equipe bicolor na Série B do Brasileirão para 2025.
O objetivo foi alcançado em novembro e o Paysandu tinha até 30 dias após ao “jogo da permanência” para efetuar o novo pagamento ao Torreense. No entanto, apenas parte da quantia foi despositada na conta do clube português.
Em maio deste ano, o Torreense acionou a Fifa pelo atraso no pagamento. Após análise da entidade máxima do futebol mundial, o Paysandu foi incluído na lista de Transferban, ficando impossibilitado de contratar novos jogadores até que a dívida fosse quitada.
No Paysandu, Keffel disputou apenas uma partida em 2024. Neste ano, ele foi emprestado ao Portimonense em janeiro e retornou ao clube em junho. Porém, na última semana, a diretoria bicolor acertou a rescisão de contrato com o lateral esquerdo, que seguiu para um clube no Azerbaijão.
Leia também:
O post Transferban: Paysandu deve quitar dívida com o Torreense nesta sexta-feira, afirma Aguilera apareceu primeiro em Estado do Pará Online.