Projeto Caminhos do Brasil Rural traz Maracatu Estrela de Ouro ao Pará

O Pará será uma das paradas do projeto Caminhos do Brasil Rural, que chega nesta semana ao estado com o Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, de Pernambuco, Patrimônio Vivo desde 2014. As atividades acontecem no Quilombo do Abacatal, em Ananindeua, e no Espaço Cultural Apoena, em Belém, entre os dias 20 e 23 de agosto, reunindo oficinas, apresentações e intercâmbios com grupos locais.

As ações iniciam no dia 20, com uma oficina gratuita de Maracatu Rural na sede da Associação do Quilombo do Abacatal. No dia 22, o grupo pernambucano se apresenta no quilombo junto com o Toró Açu, de Ananindeua, em um encontro marcado para as 10h. No sábado, 23, o projeto encerra sua passagem pelo estado com apresentações no Espaço Cultural Apoena, a partir das 21h.

Diferente de um circuito apenas de apresentações, o projeto busca fortalecer a cultura popular brasileira, aproximando comunidades quilombolas, rurais e urbanas. O intercâmbio entre o Maracatu Estrela de Ouro e o Toró Açu prevê desdobramentos futuros, incluindo a ida do grupo paraense a Pernambuco para o Festival Canavial, que terá sua 18ª edição em 2025.

Criado pelo produtor cultural Afonso Oliveira e contemplado pelo programa Transpetro em Movimento, o Caminhos do Brasil Rural percorre seis estados entre agosto e setembro, passando por comunidades do Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. A iniciativa integra apresentações artísticas a ações de articulação comunitária, com o objetivo de preservar tradições, valorizar territórios e ampliar o diálogo entre diferentes manifestações culturais do país.

Leia também:

O post Projeto Caminhos do Brasil Rural traz Maracatu Estrela de Ouro ao Pará apareceu primeiro em Estado do Pará Online.