O fenômeno natural que assusta o Caribe ganhou registros raros e impactantes. Os Caçadores de Furacões da NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA) divulgaram neste domingo (17) imagens feitas de dentro do olho do furacão Erin, enquanto a tempestade avançava em direção à costa leste do Caribe. A reportagem também foi publicada pela CBN.
A equipe, conhecida mundialmente por realizar voos em meio a furacões para coletar dados meteorológicos, registrou a cena que chamou atenção pela comparação: o interior do furacão, devido ao efeito das nuvens, lembra um estádio.
Nas redes sociais, os caçadores destacaram a missão em meio ao avanço da tempestade.
“Enquanto o furacão Erin se torna uma tempestade de categoria-5, nós estávamos lá. Última passagem deste voo, mas ainda não terminamos – a nossa missão de proteger o povo americano continua, como sempre”, escreveram.
Avanço do Furacão Erin
Inicialmente, o Erin havia se fortalecido e atingido a categoria 5 — a mais alta na escala de intensidade de furacões, considerada “catastrófica” pelo Centro Nacional de Furacões (NHC). No entanto, nesta segunda-feira (18), o sistema perdeu força, sendo rebaixado para categoria 4. Mesmo assim, a intensidade segue perigosa: os ventos máximos sustentados chegaram a 215 km/h, conforme a atualização oficial.
Por volta das 5h da manhã desta segunda-feira (18), o furacão estava posicionado a cerca de 170 quilômetros ao norte-nordeste da Ilha Grand Turk e a aproximadamente 1.470 quilômetros ao sul-sudeste do Cabo Hatteras, na Carolina do Norte. A tempestade se deslocava em direção noroeste, a uma velocidade de 20 km/h.
Alertas nas Bahamas e Caribe
O governo das Bahamas emitiu um alerta de tempestade tropical para a região central do arquipélago. Segundo informações da Associated Press, outro alerta já estava em vigor para as Ilhas Turks e Caicos, além do sudeste das Bahamas, em razão da aproximação da tempestade.
A importância da missão dos “Caçadores de Furacões”
Os voos realizados pelos Caçadores da NOAA são feitos a bordo de aviões projetados especialmente para suportar as condições extremas de furacões. O trabalho permite a coleta de informações fundamentais que ajudam meteorologistas a elaborar previsões mais precisas e fornecem dados valiosos para pesquisadores que buscam entender melhor a formação e o comportamento desses fenômenos.
The post ‘Caçadores de furacões’ registram imagens impressionantes do olho do furacão Erin – Vídeo appeared first on Ver-o-Fato.