Geólogo alerta que Parauapebas precisa planejar seu futuro diante do esgotamento da mineração
Geólogo alerta para futuro de Parauapebas
O geólogo Breno Augusto dos Santos, responsável pela descoberta da província mineral de Carajás, fez um alerta sobre a necessidade de Parauapebas (PA) se preparar para o período após o fim da exploração de minério. Segundo ele, a cidade, com mais de 300 mil habitantes, corre o risco de se tornar um “fantasma” sem os royalties da mineração.
Durante o evento “Café com Ciência”, realizado em Belém como parte das comemorações dos 15 anos do Instituto Tecnológico Vale (ITV), especialistas fizeram o alerta. Em seguida, Breno destacou: “Serão vinte ou trinta anos com minério rico e depois, sem royalties. Como vai ficar? Parauapebas pode se tornar uma cidade fantasma”. Por isso, para evitar esse cenário, o geólogo sugeriu que o município aposte em novas vocações econômicas, como turismo e pecuária de qualidade.
Mineração e preservação ambiental
Breno ressaltou que é possível conciliar mineração e meio ambiente, desde que haja responsabilidade e fiscalização. Ele diferenciou a atividade legal do garimpo ilegal, classificou este último como crime e defendeu que as prefeituras da região implementem, assim como a Vale, ações de reflorestamento para prevenir desastres ambientais.
“É impossível a evolução da humanidade sem a mineração, mas é essencial que se faça de forma responsável”, afirmou.
Carajás: legado pessoal e regional
Aos 85 anos, Breno recordou a descoberta de Carajás em 1967, quando trabalhava para a US Steel, e afirmou: “Carajás está no meu sangue, tanto que as minhas cinzas serão jogadas lá”. Além disso, ele ressaltou que o futuro de Parauapebas e da região depende de romper a dependência do minério e investir em novas frentes econômicas, portanto, garantindo sustentabilidade social e econômica quando a mineração eventualmente se esgotar.
Dessa forma, o alerta reforça uma preocupação antiga destacada por especialistas: sem a criação de matrizes econômicas alternativas, a região corre risco de colapso após o término da exploração mineral, especialmente em Carajás.
Fonte: Minera Brasil
ㅤ
– Siga a Arara Azul FM 96.9 nas Redes Sociais: Instagram / Whatsapp / Youtube
O post Geólogo alerta que Parauapebas precisa planejar seu futuro diante do esgotamento da mineração apareceu primeiro em Rádio Arara Azul FM 96,9 | Parauapebas.