A Adobe lançou nesta 3ª feira (19.ago.2025) o Acrobat Studio, plataforma que reúne em um só ambiente as ferramentas do Adobe Acrobat, o Adobe Express e recursos de inteligência artificial. Inicialmente disponível apenas em inglês, o produto marca uma evolução para o formato PDF, criado pela própria empresa há mais de 3 décadas.
O Acrobat Studio permite transformar PDFs de arquivos estáticos em ambientes dinâmicos, reunindo produtividade e criatividade. Entre os principais recursos está o PDF Spaces, que converte coleções de arquivos e sites em centros de conhecimento interativos com Assistentes de IA personalizáveis.
Esses assistentes podem ser configurados para funções específicas, como instrutor ou analista, ajudando a criar insights, recomendações e sínteses de informação. Os Spaces podem ser compartilhados para uso colaborativo.
O acesso antecipado custa US$ 24,99 por mês para usuários individuais e US$ 29,99 para equipes. A Adobe ainda não informou quando a plataforma será lançada em outros idiomas.
“O Acrobat Studio é o lugar onde seu melhor trabalho se reúne, unindo a produtividade do Acrobat, o poder criativo do Adobe Express e o valor da IA para capacitá-lo a trabalhar de forma mais inteligente e rápida”, afirmou o vice-presidente sênior do Grupo de Produtos de Documentos da Adobe, Abhigyan Modi.
A plataforma também permite extrair insights de documentos e convertê-los em relatórios, infográficos ou apresentações. Com o Express Premium, os usuários têm acesso a modelos profissionais, kits de marca e ferramentas generativas baseadas no Adobe Firefly, como texto para imagem e vídeo.
Além das novidades, o Acrobat Studio mantém os recursos tradicionais do Acrobat Pro, como edição, digitalização, assinatura eletrônica e proteção de documentos. Há ainda funções de resumo com IA para documentos digitalizados e contratos, bem como segurança em nível corporativo, com ambientes isolados, criptografia e recursos de conformidade.
Com informações do Investing.com Brasil.