Os comissários de bordo da Air Canada chegaram a um acordo provisório com a companhia aérea nesta 3ª feira (19.ago.2025) para encerrar uma greve que cancelou voos de 500 mil passageiros em todo o mundo.
A Air Canada, transportadora nacional do Canadá que opera voos diretos para 180 destinos, informou que começará a retomar gradualmente suas operações a partir deste mesmo dia. Apesar disso, alertou que a normalização completa dos serviços pode demorar de 7 a 10 dias.
A paralisação se deu na madrugada de sábado (16.ago) e as negociações só foram retomadas na 2ª feira (18.ago), com resultados concretos no dia seguinte. O Cupe (Sindicato Canadense de Funcionários Públicos, na sigla em inglês), que representa os comissários, comunicou o fim da paralisação.
“A greve terminou. Temos um acordo provisório que levaremos adiante para vocês”, informou. O sindicato destacou que o acordo representa uma “mudança transformacional para nossa indústria após uma luta histórica” e que “o trabalho não remunerado acabou”.
Michael Rousseau, presidente da Air Canada, afirmou que “reiniciar uma grande companhia aérea como a Air Canada é um empreendimento complexo. A restauração completa pode exigir uma semana ou mais”.
Cerca de 10.000 comissários de bordo haviam deixado seus postos de trabalho e declaravam que a empresa não atendeu suas demandas por melhor remuneração e compensação pelo tempo trabalhado fora das aeronaves.
A companhia aérea não divulgou os detalhes do acordo provisório alcançado, nem há informações sobre quando o Cupe agendará a votação para confirmação do acordo pelos seus integrantes.