
Um mapa do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas) com listas de postos e cidades que receberam novas bombas de combustível ‘antifraudes’ atrai 60 mil acessos
Os dados são da Plataforma Bomba Segura, que o instituto, um órgão do governo do Estado, lançou para acompanhar avanços de novas tecnologias de controle.
Apresenta dados sobre bombas como novo modelo de certificado e sistema que assina” cada abastecimento com um “carimbo digital”.
Assim, o sistema oferece leitura, mas não permite alteração e caso haja tentativa de burlar os pulsos eletrônicos, ele trava ou registra a fraude.
Mas atenção, centenas de milhares de bombas com o sistema antigo ainda seguem em atividade e confiáveis. Cada uma delas passa por verificação anual do Ipem.
Marília aparece com um posto e três bombas em atividade, o mesmo número de Bauru, mas oferta menor que em Presidente Prudente (quatro postos, 12 bombas).




Além disso, menos que Araçatuba (dois postos) e Ribeirão Preto (quatro postos, nove bomas) e mais cidades.
Segundo o Ipem, a “tecnologia antifraude” oferece dispositivos que impedem alterações indevidas na quantidade de combustível.
Assim, o Ipem reforça mecanismos de controle das bombas. O instituto já é responsável pela fiscalização e aferição dos equipamentos. Em diferentes situações identificou bombas com sistemas que oferecem volume maior no painel que no tanque dos veículos.
O post Mapa do Ipem com bombas ‘antifraude’ atrai 60 mil acessos apareceu primeiro em Giro Marília Notícias.