Congressistas da oposição estão convocando apoiadores pelas redes sociais para um novo ato na avenida Paulista, em São Paulo, em 7 de setembro, a partir das 15h.
A manifestação é organizada pelo pastor Silas Malafaia, que já liderou outros protestos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no mesmo local. Ao Poder360, o religioso afirmou que as pautas incluem anistia, justiça e liberdade religiosa e de expressão.
A data escolhida coincide com o feriado da Independência do Brasil, tradicionalmente usado pela oposição para manifestações contra o Judiciário e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em 2024, o ato reuniu cerca de 58.000 pessoas na Paulista.
Outros protestos já foram realizados em momentos distintos. O mais recente, em 29 de junho deste ano, teve 16.400 participantes —o menor público desde que Bolsonaro deixou a Presidência.
Desta vez, porém, o ex-presidente não estará presente. Ele está em prisão domiciliar desde 4 de agosto, por determinação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.