Oposição inclui caso Do Val no pedido de impeachment de Moraes

Senadores da oposição afirmaram nesta 3ª feira (19.ago.2025) que adicionaram ao pedido de impeachment do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes um requerimento sobre o caso na Justiça envolvendo o senador Marcos do Val (Podemos-ES).

Durante conversa com jornalistas, o líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), disse que o documento foi apresentado para abordar as “grandes injustiças” em relação a Do Val e para que não fosse necessário protocolar um novo pedido de impeachment.

Marcos Do Val é investigado por obstrução de Justiça depois divulgar informações do delegado da PF (Polícia Federal) Fábio Schor, responsável por investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

No início deste mês, o STF determinou que Do Val use tornozeleira eletrônica depois de, no fim de julho, ter contrariado uma decisão da Corte e viajado para os Estados Unidos.

Segundo Carlos Portinho, Moraes atuou incorretamente nos seguintes pontos:

  • censura e censura prévia contra um congressista;
  • quebra da imunidade parlamentar;
  • bloqueio de verbas parlamentares;
  • imposição do uso de tornozeleira eletrônica.

“Temos que defender as prerrogativas parlamentares. Ele [Marcos do Val] não é assassino, corrupto, estuprador ou pedófilo. Está sendo punido por crimes de opinião em fase de investigação. Isso não existe, não há acusação”, disse o líder do PL na Casa Alta.

ENTENDA


Esta reportagem foi escrita pelo estagiário de jornalismo Davi Alencar sob a supervisão da editora-assistente Isadora Albernaz.