Seap promove curso de primeiros socorros para custodiados na Grande Belém

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar), concluiu a formação de uma turma de 20 alunos no curso de Primeiros Socorros. Todos os concluintes são custodiados da Unidade de Custódia e Reinserção I de Santa Izabel, na Grande Belém.

Ao longo das 40 horas de duração da qualificação, os alunos desenvolveram habilidades necessárias à prestação de primeiros socorros para vítimas de acidentes ou mal súbito até a chegada do atendimento especializado

O curso de primeiros socorros do Senar é presencial e aborda os seguintes tópicos: Introdução aos Primeiros Socorros; Introdução à Anatomia; Avaliação dos Sinais Vitais; Procedimentos quanto ao Atendimento às Vítimas de Descarga Elétrica; Queimadura; Tipos de Traumas; Desmaio; Convulsão.

O professor Armando Souza é instrutor do Senar e destacou a importância de desenvolver e levar esse tipo de conhecimento para as pessoas privadas de liberdade (PPLs), “Eles poderão, em um momento de crises, socorrer uns aos outros”, afirma.

Armando explica que todas as aulas são práticas, onde os alunos utilizam uma boneca para simular os atendimentos, além de aprenderem o uso de gases e ataduras, esparadrapo, fita crepe, álcool 70%, papel higiênico, luvas, tinta guache e papelão. Os alunos também aprendem a utilizar os 04 aferidores de pressão arterial disponibilizados para as aulas.

“Com a experiência que tenho desde 2018, no sistema penal, essa parceria tem sido de suma importância na ressocialização deles, pois, com os aprendizados obtidos nos treinamentos, eles poderão ter mais oportunidades de se reinserir no mercado de trabalho, entre outros benefícios”, concluiu.

Leia também:

O post Seap promove curso de primeiros socorros para custodiados na Grande Belém apareceu primeiro em Estado do Pará Online.