O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, declarou nesta 3ª feira (19.ago.2025) que se reunirá em breve com candidatos à presidência do Fed (Federal Reserve), banco central do país.
Em uma entrevista ao programa Squawk Box, da CNBC, Bessent disse que pretende reduzir a lista atual de 11 nomes para substituir o atual presidente, Jerome Powell. O encontro deve ser realizado depois do feriado de Dia do Trabalho, comemorado nos EUA em 1º de setembro, para assim apresentar a lista a Donald Trump (Partido Republicano).
De acordo com o secretário, há fortes candidatos na disputa. “É um grupo incrível”, afirmou Bessent. As suspeitas são de que os nomes da lista envolvam colaboradores do Fed de outros Estados, governadores, economistas, estrategistas, além de ex-governadores e ex-funcionários do Fed.
O mandato de Jerome Powell termina em 2026, mas a Casa Branca já demonstrou interesse em acelerar o processo diante da necessidade de cortes nas taxas de juros. Bessent também ressaltou que o governo pretende flexibilizar as políticas para estimular o mercado imobiliário norte-americano.
Na 2ª feira (18.ago.2025), o banco Goldman Sachs lançou uma nota em que projeta 3 cortes nas taxas de juros até o fim de 2025, mas ainda não há estimativa oficial.