O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pediu serenidade a integrantes da oposição nesta 3ª feira (19.ago.2025) diante do pedido de impeachment do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.
Durante o discurso de abertura da sessão plenária do Senado, Alcolumbre também pediu que os senadores presentes “deixassem as divergências eleitorais de lado”, em referência à pressão que sofre para pautar o processo contra Moraes.
“Que este espaço seja um ambiente de diálogos e não de embates. Faço um chamamento à reflexão: muitas vezes o ódio e as agressões estão tomando o lugar do amor. Não estou me referindo à ideologia A ou B. Interessa termos um país dividido em constantes ofensas? As eleições se passaram e todos seguem em constante processo de rivalidade eleitoral. É bom que a gente possa divergir, mas seria bom que pudéssemos buscar a paz. Que a gente possa deixar os embates do processo eleitoral de lado, para o ano da eleição”, afirmou o presidente.
Antes da sessão, senadores integrantes da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comunicaram que adicionaram ao pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes um requerimento que aborda as ações contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES).
Durante conversa com jornalistas, o senador e líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), disse que o requerimento de adição foi apresentado para abordar as “grandes injustiças” em relação a Do Val, de forma que não fosse necessário protocolar um novo pedido de impeachment.
Além disso, o senador elencou que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) atuou incorretamente nos seguintes quesitos:
- censura e censura prévia contra um congressista;
- quebra da imunidade parlamentar;
- bloqueio de verbas parlamentares;
- imposição do uso de tornozeleira eletrônica.
“Temos que defender as prerrogativas parlamentares. Ele [Marcos do Val] não é assassino, corrupto, estuprador ou pedófilo. Está sendo punido por crimes de opinião em fase de investigação. Isso não existe, não há acusação”, disse Portinho.
Este texto foi produzido pelo estagiário de jornalismo Davi Alencar sob a supervisão do editor Augusto Leite.