Tarcísio propõe atacar Rússia para agradar Trump e aliviar tarifaço contra Brasil

Em uma das suas falas estapafúrdias, governador paulista sugere interromper compra de diesel russo e ampliar investimentos brasileiros nos EUA como “vitória” ao presidente norte-americano

Por Sandra Venancio – Foto Reprodução do Instagram

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), defendeu nesta segunda-feira (18) que o Brasil deveria oferecer uma “vitória” ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como forma de destravar as negociações sobre o tarifaço de 50% imposto por Washington contra produtos brasileiros. A declaração, feita durante palestra a investidores em São Paulo, foi vista por críticos como um gesto explícito de submissão à Casa Branca.

Segundo Tarcísio, uma dessas vitórias poderia ser justamente um ataque à Rússia, parceira estratégica do Brasil no bloco dos BRICS. O governador sugeriu que o país interrompesse a compra de diesel russo como forma de agradar Trump.

Outro ponto defendido por Tarcísio seria ampliar os investimentos de empresas brasileiras nos EUA para sinalizar boa vontade a Washington. “Quantas empresas brasileiras investem já nos Estados Unidos? Quantas empresas brasileiras já são campeãs nos Estados Unidos? Se a gente somar isso, quanto é que a gente está falando de investimento nos próximos anos? Então, a gente pode começar a dar algumas vitórias. A gente pode começar uma negociação e entregar essa vitória”, afirmou.

O governador argumentou que tais concessões poderiam abrir caminho para que Trump reduzisse a sobretaxa de 50% sobre setores estratégicos, como máquinas e equipamentos, café, pneus, proteína animal e pescado.

“Se a gente consegue reduzir a tarifa, eu tiro a tarifa, volto para o patamar anterior no setor de máquinas e equipamentos, no café, no pneu, na proteína animal, no pescado, a gente vai ter uma vitória”, disse Tarcísio.

A sobretaxa, anunciada pelo presidente americano sob a justificativa de que o ex-presidente Jair Bolsonaro estaria sendo perseguido pelo Supremo Tribunal Federal em processos relacionados à trama golpista, é considerada um golpe duro contra a economia paulista, já que os EUA são o principal destino das exportações do estado.

Nas redes sociais, a fala de Tarcísio repercutiu negativamente. Parlamentares e analistas acusaram o governador de “entreguismo” e de colocar em risco a soberania brasileira ao defender alinhamento automático aos interesses de Trump, mesmo que isso implique romper com parceiros estratégicos como a Rússia.