Uma operação retirou do fundo do Rio Tocantins uma caminhonete que caiu com a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre o Tocantins e o Maranhão. A retirada foi realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com apoio da Marinha do Brasil, e se trata do primeiro veículo a ser içado após quase oito meses do acidente.
A ponte que ligava o Tocantins e o Maranhão pela BR-226, entre os municípios de Aguiarnópolis e Estreito, desabou no dia 22 de dezembro de 2024. Carretas, caminhonetes e carros de passeio foram parar no fundo do rio com escombros do vão central da ponte. Das 18 vítimas, uma sobreviveu, 14 corpos foram localizados e três pessoas continuam desaparecidas. O que restou da ponte foi implodido em fevereiro.
De acordo como DNIT, nesta quarta-feira (20) foi retirado o primeiro veículo do leito do rio, com apoio de oito mergulhadores. Para a manobra, foram usados balões de reflutuação com capacidade aproximada de cinco toneladas. Rebocadores arrastaram a caminhonete até a margem do rio e, após isso, foi retirada da água com ajuda de um guindaste. Um vídeo gravado pelo vereador de Aguiarnópolis, Elias Júnior, mostrou a ação da equipe.
Assista:
Ver no Threads
Colapso da Ponte Juscelino Kubitschek
O vão da ponte desabou por volta das 14h50 do dia 22 de dezembro do ano passado. O vereador de Aguiarnópolis Elias Júnior (Republicanos) gravava vídeos para mostrar a situação precária da estrutura no momento que o concreto cedeu. Ele também acompanhou a retirada da caminhonete nesta quarta-feira e mostrou a ação por meio das redes sociais.
Na época foi apurado pelas forças de segurança que duas caminhonetes, um carro, três motos e quatro caminhões passavam pelo local no momento que a ponte desabou. Três desses caminhões carregavam ácido sulfúrico e agrotóxicos, que ainda estão no fundo do rio com os veículos.
Um laudo da Polícia Federal que analisou as circunstâncias do colapso da ponte, apontou que havia 1,3 mil galões no fundo do rio. Até a conclusão do documento, em maio de 2025, somente 29 haviam sido retirados. A previsão para retirada de todo o material seria setembro de 2025.
Leia também:
O post Após 8 meses de colapso da Ponte JK, caminhonete é retirada do fundo do rio Tocantins apareceu primeiro em Estado do Pará Online.