Após derrota em CPMI, Motta se reúne com Lula no Alvorada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, nesta 4ª feira (20.ago.2025), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). A reunião, fora da agenda, acontece depois de derrota governista na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investigará as fraudes do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A oposição conseguiu emplacar o senador Carlos Viana (Podemos-MG) no lugar de Omar Aziz (PSD-MA), aliado ao governo e indicado por Davi Alcolumbre(União Brasil-AP), para presidir a comissão. O placar foi de 17 a 14.

Motta chegou cerca de 13h15 no Alvorada. Minutos depois, saíram da residência oficial o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que estavam no local para outra reunião. Em tese, eles também são interessados no tema dos congressistas.

Motta ficou cerca de 20 minutos no interior do Palácio.

Além de Motta, líderes governistas também estariam na reunião. O governo também foi derrotado na relatoria. Ricardo Ayres (Republicanos-TO) havia sido escolhido pelo presidente da Câmara, Hugo Motta(Republicanos-PB), por ser considerado um nome moderado e com boa transição entre os congressistas. Como presidente, Carlos Viana nomeou Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) para o lugar.

A CPMI foi articulada por partidos de oposição para apurar irregularidades no pagamento de benefícios, fraudes em aposentadorias e desvio de recursos na estrutura do INSS.

O colegiado é composto por 16 deputados e 16 senadores titulares, distribuídos proporcionalmente pelo tamanho da bancada na Casa.