Belém se prepara para COP30 com esquema especial de segurança e transporte

O Governo Federal e o Pará deram mais um passo na preparação da COP30, que acontece em novembro, em Belém. Nesta quarta-feira (20), a vice-governadora Hana Ghassan e o secretário extraordinário Valter Correia se reuniram com órgãos de segurança e mobilidade para definir ações finais.

O encontro buscou alinhar detalhes de segurança e transporte durante a Cúpula dos Líderes e a conferência climática. Hana Ghassan destacou a importância da fase de decisões estratégicas, reforçando que cada instituição sabe seu papel no evento.

No início de agosto, a comitiva do UNDSS avaliou os planos de segurança, saúde e mobilidade apresentados pelos governos federal, estadual e municipal. Foram vistoriados os locais da conferência, hospedagens, transporte e estruturas de saúde e segurança.

O plano integrado prevê mais de dez mil agentes e militares atuando em pontos estratégicos como Parque da Cidade, Porto de Outeiro, BR-316 e o centro de Belém. Barreiras e credenciamentos serão usados para controlar o acesso à Blue Zone.

Para transporte, mais de 240 ônibus farão rotas exclusivas para o Parque da Cidade. No Porto de Outeiro, cerca de 100 veículos transportarão cinco mil participantes hospedados em navios de cruzeiro, garantindo deslocamento seguro e organizado.

Valter Correia ressaltou a experiência do Brasil em grandes eventos, como Rio+20, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Ele destacou que a COP30 seguirá o mesmo padrão de planejamento detalhado, incluindo segurança cibernética, aérea, marítima e territorial.

“O trabalho envolveu mais de dez oficinas com órgãos como Forças Armadas, Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Federal, ABIN, GSI e Prefeitura de Belém. Tudo foi planejado para garantir que segurança e mobilidade funcionem de forma integrada”, disse o secretário.

Leia Mais:

O post Belém se prepara para COP30 com esquema especial de segurança e transporte apareceu primeiro em Estado do Pará Online.