Ex-juiz de Marabá por 10 anos toma posse como desembargador do TJPA

O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) ganhou um novo desembargador com profunda experiência no interior do estado. Sérgio Augusto de Andrade Lima, que dedicou 10 anos de sua carreira à Comarca de Marabá, foi empossado nesta terça-feira (19), junto com outros quatro magistrados, em cerimônia solene realizada no Plenário Oswaldo Pojucan Tavares, no edifício-sede do Poder Judiciário paraense.

Sérgio Augusto respondeu pela 4ª Vara Penal e pela 2ª Vara Cível em Marabá, além de ter exercido a função de diretor do Fórum local e atuado como Juiz Eleitoral. Essa experiência no sudeste paraense, região de intensa atividade econômica e complexos desafios sociais, moldou sua visão sobre a importância da proximidade entre o Judiciário e a população.

Ele, inclusive é casado com uma marabaense, Beatriz Oliveira, a qual prestigiou a solenidade de posse do desembargador, juntamente com outros familiares e amigos de longa data.

“Servir com integridade, seriedade e dedicação ao povo paraense e à Justiça que tanto amo, e à qual entreguei minha vida, é a missão que sempre me guiou”, declarou o novo desembargador durante seu discurso de posse. Com 37 anos de carreira na magistratura, Sérgio Augusto destacou que “muitos deles foram vividos em Comarcas do interior do Pará”, experiência que considera fundamental para sua formação profissional.

Sérgio Lima quando assinou o livro de posse na solenidade

Trajetória consolidada

A passagem por Marabá representou um período significativo na carreira do magistrado, o qual, atualmente, respondia pela 12ª Vara Criminal da Comarca de Belém. Sua experiência no interior do estado reflete uma característica comum aos magistrados paraenses: o conhecimento profundo das realidades regionais que compõem o vasto território do Pará.

“Aprendi que a toga só tem sentido se for instrumento de proximidade com o povo e de promoção da dignidade humana”, afirmou Sérgio Augusto, evidenciando como sua experiência em Marabá e outras comarcas do interior influenciaram sua filosofia jurisdicional. “Sei, por experiência própria, que cada decisão judicial carrega o peso de um destino. Por isso, sempre busquei exercer minha função com equilíbrio, serenidade e moral.”

O novo desembargador com a esposa, a marabaense Beatriz Oliveira

Renovação do TJPA

A solenidade de posse, conduzida pelo presidente do TJPA, desembargador Roberto Gonçalves de Moura, empossou cinco novos desembargadores: Jorge Luiz Lisbôa Sanches, Antonieta Maria Ferrari Mileo, Álvaro José Norat de Vasconcelos, Sarah Castelo Branco Monteiro Rodrigues e Sérgio Augusto de Andrade Lima. Após prestarem juramento regimental e assinarem o termo de posse, todos foram outorgados ao Grau Grã-Cruz da Medalha do Mérito Judiciário.

A ascensão de Sérgio Augusto ocorreu pelo critério de antiguidade, juntamente com Jorge Luiz Lisbôa Sanches e Álvaro José Norat de Vasconcelos. As magistradas Antonieta Maria Ferrari Mileo e Sarah Castelo Branco Monteiro Rodrigues foram promovidas pelo critério de merecimento. A decisão foi tomada em sessão do Tribunal Pleno realizada no dia 6 de agosto.

Fortalecimento

O desembargador José Antônio Ferreira Cavalcante, responsável pela saudação de boas-vindas aos novos colegas, destacou o significado da ampliação do quadro de desembargadores para o Judiciário paraense. “A vinda desses nossos colegas ao desembargo representa muito mais do que o aumento no número de cadeiras no Tribunal Pleno. Significa reforçar nossa capacidade de julgar, ampliar a celeridade na tramitação dos processos e aprimorar a prestação jurisdicional no Estado do Pará”, enfatizou.

Familiares e amigos prestigiaram a solenidade no Tribunal

Compromisso

A cerimônia contou com a presença de autoridades dos Três Poderes, incluindo o corregedor Nacional de Justiça, ministro Mauro Campos; o governador Helder Barbalho; o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão; além dos deputados federal Júnior Ferrari e estadual Ângelo Ferrari.

Com a posse dos cinco novos desembargadores, o TJPA reforça seu compromisso de oferecer “uma justiça mais ágil, eficiente e acessível, sendo guiados pelo dever de servir a sociedade com dedicação e responsabilidade”, nas palavras do presidente Roberto Gonçalves de Moura.

O post Ex-juiz de Marabá por 10 anos toma posse como desembargador do TJPA apareceu primeiro em Correio de Carajás.