Nikolas se opõe a projeto que regula redes para criança e adolescente

Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou a decisão de votar contra o PL (Projeto de Lei) 2628/2022 (PDF – 151 kB), que regulamenta o acesso de crianças e adolescentes às redes sociais. 

Em um vídeo no Instagram na 3ª feira (19.ago.2025), o deputado afirma que o texto de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) contém elementos que podem facilitar a “censura”. Diz também que o processo de votação está sendo “tratorado” pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

O projeto de lei de Alessandro Vieira já foi aprovado pelo Senado. Na 3ª feira (19.ago), a Câmara aprovou o regime de urgência para o tema, com votação definitiva marcada para esta 4ª feira (20.ago).

Nikolas afirmou ter conversado com o relator do projeto, Jadyel Alencar (Republicanos-PI), para aprimorar o texto. “Estive à tarde conversando com o relator para que a gente molde o texto e faça ele ficar bom, tratando o problema de forma preventiva, com o cuidado devido a crianças e adolescentes na internet”, disse.

Assista ao vídeo de Nikolas Ferreira (1min17s):

Nikolas também direcionou críticas ao PT em sua manifestação. “A gente sabe que quem está no poder não está preocupado com crianças e adolescentes porcaria nenhuma. O PT realmente quer ‘usar’ uma pauta legítima e séria para poder gerar censura aqui no nosso país”, afirmou.

O debate sobre a regulação das redes sociais para crianças e adolescentes ganhou destaque nacional depois da viralização de um vídeo do influenciador Felca, que provocou discussões sobre a “adultização” no ambiente digital.