O governo do Paraná anunciou nesta 4ª feira (20.ago.2025) a diminuição de 45% na alíquota do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) a partir de 2026.
A Assembleia Legislativa ainda analisará a proposta. Se for aprovada, o Estado terá o menor IPVA do Brasil. Passará de 3,5% para 1,9% sobre o valor venal. Segundo o governo, a medida deve beneficiar 3,4 milhões de pessoas em todo o Estado.
“É mais uma medida dentro do nosso compromisso com redução de impostos e da máquina pública. Cortamos mordomias, incrementamos os investimentos públicos e agora chegamos no momento desse grande anúncio que vai beneficiar todos os paranaenses. É uma redução de 45%, deixando a alíquota do Paraná como a menor do Brasil”, disse o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD).
Ratinho Junior é pré-candidato à Presidência da República pelo PSD em 2026 e defende uma agenda liberal na economia, com cobrança de menos impostos.
O governo estadual disse que, atualmente, a frota tributada do Paraná é de 4,1 milhões de veículos, sendo que 3,4 milhões serão beneficiados com a redução, ou seja, quase 83% do total. Fazem parte desse grupo automóveis, motocicletas acima de 170 cilindradas, caminhonetes, camionetas, ciclomotores, motonetas, utilitários, motorhomes, triciclos, quadriciclos e caminhões-tratores.