Polícia Civil deflagra segunda fase da Operação Garimpeiros em SP e SC

Ação mira tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro; mandados de prisão, busca e bloqueio de bens são cumpridos

Por Sandra Venancio – Foto Sinpol/DF

A Polícia Civil de São Paulo, por meio da 2ª DISE da Deic/Deinter-2 de Campinas, deflagrou na manhã desta quarta-feira (20) a segunda fase da Operação Garimpeiros, intitulada “Fornecedores”, em parceria com o Gaeco Campinas, do Ministério Público. A ação, ainda em andamento, tem como foco o combate a crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária nas cidades de Campinas, Osasco e Balneário Camboriú (SC). Além disso, a operação determinou o sequestro de bens móveis e imóveis e o bloqueio de contas bancárias de 22 pessoas físicas e jurídicas em todo o país.

Durante as diligências, já foram lavrados dois autos de prisão em flagrante, com quatro pessoas detidas por tráfico e associação para o tráfico. Em Campinas, a polícia apreendeu mais de R$ 107 mil em dinheiro trocado, além de dois carros e duas motocicletas. Em Balneário Camboriú, um investigado foi preso em cumprimento de prisão temporária, e outros dois automóveis foram recolhidos.

Segundo os investigadores, o objetivo central da operação é estrangular o fluxo financeiro da organização criminosa, atingindo fornecedores e intermediários ligados à rede de tráfico, dificultando a logística e a manutenção das atividades ilícitas.