Quaest: 69% veem Eduardo agindo em benefício próprio sobre tarifaço

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta 4ª feira (20.ago.2025) indica que 69% dos entrevistados consideram que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) atua em benefício próprio e da família na questão das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Apenas 23% acreditam que o congressista trabalha para defender os interesses do Brasil, enquanto 8% não souberam responder.

Segundo o levantamento, 48% avaliam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT estão agindo da forma mais correta no caso das tarifas (eram 44% em julho). Já 28% dizem que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados estão certos (eram 29%). Outros 15% responderam “nenhum”. Leia a íntegra (PDF – 9 MB).

O estudo também indica que 71% discordam da decisão do presidente norte-americano, Donald Trump (Partido Republicano), de impor taxas contra o Brasil sob a alegação de perseguição a Bolsonaro. Outros 21% apoiam a medida, enquanto 8% não opinaram.

A maioria (77%) afirma temer que o tarifaço prejudique suas vidas. Outros 20% dizem não ter essa preocupação, e 3% não souberam ou não responderam.

Para 67% dos entrevistados, o Brasil deveria negociar com os EUA. Já 26% defendem que o governo adote tarifas contra produtos norte-americanos.

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos. Foram ouvidas 2.004 pessoas de 16 anos ou mais de 13 a 17 de agosto de 2025. O nível de confiança é de 95%.