Zema usa entrevista de Renato Russo para elogiar capitalismo

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), publicou na 3ª feira (19.ago.2025) um post no X com uma entrevista antiga em que Renato Russo (1960-1996) diz ser um “capitalista nato”. A fala do vocalista da banda Legião Urbana tem tom de sarcasmo, ao comentar a frase proposta pela entrevistadora:“tradição, família e propriedade”.

A publicação de Zema foi feita logo depois de Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo e administrador da Legião Urbana Produções, notificar o partido Novo e o governador pelo uso da música “Que País é Este”, sem autorização, durante o lançamento, no sábado (16.ago), da pré-candidatura presidencial do mineiro.

Eis a postagem do governador de Minas:

Giuliano enviou a notificação extrajudicial na 3ª feira (19.ago.2025) ao Novo e a Zema. O documento pede que o partido e o governador evitem utilizar a canção “em publicações futuras, no Instagram ou em qualquer outra plataforma”. Ele tomou conhecimento do uso não autorizado por meio da imprensa e de vídeos que circularam em redes sociais.

A música foi colocada na convenção nacional do Novo, no sábado (16.ago), quando Zema oficializou sua pré-candidatura à presidência. O governador entrou no auditório da Câmara Americana de Comércio para o Brasil, em São Paulo, ao som da canção da Legião Urbana.

Não é a 1ª vez que Manfredini aciona juridicamente pelo uso da obra do pai em contexto político. Em janeiro de 2024, ele já havia solicitado à ByteDance, empresa responsável pelo TikTok, a remoção de vídeos de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que utilizavam “Que País é Este” como trilha sonora. Na ocasião, afirmou que as postagens tinham “caráter político e ideológico alheios” aos defendidos por Renato Russo e por ele “ativamente combatidos”.