3ª COP das Baixadas reúne juventude e periferias de Belém e Região Metropolitana para debater justiça climática

 edição da COP das Baixadas será realizada nos dias 2223 e 24 de agosto, no Curro Velho, localizado na Vila da Barca, em Belém, reunindo moradores, coletivos sociais, pesquisadores e organizações para discutir justiça climática a partir das periferias, que estão entre as áreas mais afetadas pelas mudanças do climáticas

A programação é gratuita e aberta ao público, com atividades que incluem paineis, tribunais simbólicos, oficinas, mobilizações comunitárias e apresentações culturais. São esperadas cerca de 800 participantes entre lideranças comunitárias, organizações da sociedade civil, artistas, jovens e parceiros institucionais.

A iniciativa é pioneira e nasceu da própria juventude, ainda antes da confirmação de que a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) 30 ocorreria na capital paraense, em novembro deste ano. As edições anteriores, realizadas em 2023 e 2024, consolidaram o espaço como um movimento de incidência com ações de educação climática, lazer e esporte, buscando fortalecer narrativas em defesa da Amazônia e promover justiça climática e social para os territórios.

Com a proposta de construir coletivamente ‘a conferência que queremos’ na Amazônia, chega com mais força e assegura que as vozes das comunidades periféricas sejam ouvidas em todos os âmbitos nas discussões globais.

Leia também:

O post 3ª COP das Baixadas reúne juventude e periferias de Belém e Região Metropolitana para debater justiça climática apareceu primeiro em Estado do Pará Online.