Bolsonaro venceria no 1º turno contra Lula em Rondônia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, mas continua a dizer que é candidato, seria eleito no 1º turno contra o atual chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Rondônia se as eleições fossem hoje. Os dados são de levantamento da Paraná Pesquisas divulgado nesta 5ª feira (21.ago.2025).

Nas últimas eleições gerais, em outubro de 2022, o ex-presidente teve 64,36% dos votos, enquanto o petista alcançou 28,98% dos eleitores.

No Brasil, um candidato vence as eleições quanto tem, pelo menos, 50%+1 dos votos válidos. Os votos válidos são aqueles dados aos candidatos, não considerando brancos e nulos. Para saber se o candidato vai vencer no 1º turno, basta saber se o percentual que ele tem é maior que a soma que os demais candidatos terão.

No 1º cenário estimulado, o ex-presidente Bolsonaro (PL) tem 54,4% das intenções de voto para presidente entre os eleitores rondonienses. O presidente Lula (PT) aparece com 22,4%. Os 22,4% do petista junto com a soma de todos os adversários dá apenas 35,3%. Ou seja, Bolsonaro venceria a disputa em Rondônia no 1º turno.

A Paraná Pesquisas fez a seguinte pergunta: “Se as eleições para presidente do Brasil fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem votaria?”.

Bolsonaro está inelegível por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Também é réu no STF (Supremo Tribunal Federal) na investigação por tentativa de golpe de Estado. A 1ª Turma do Supremo começa a julgar o ex-presidente e mais 7 réus, em 2 de setembro.

A Paraná Pesquisas entrevistou presencialmente 1.545 eleitores em 36 municípios do Estado de Rondônia de 9 a 13 de agosto. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e grau de confiança de 95%.

LULA X MICHELLE

No confronto do atual presidente contra Michelle Bolsonaro, a ex-primeira-dama leva a vantagem com 42,3% das intenções de voto ante 22,8% do petista.

LULA X TARCÍSIO

A pesquisa também testou o cenário do petista contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Tarcísio leva a dianteira e soma 28,8% ante 22,8% de Lula.

AGREGADOR DE PESQUISAS

O Poder360 oferece aos seus leitores o Agregador de Pesquisas mais antigo e mais completo da internet no Brasil. Reúne milhares de levantamentos de intenção de voto de todas as empresas desde o ano 2000. Em anos eleitorais, só são publicados os estudos que têm registro na Justiça Eleitoral e metodologia completa conhecida. Tem alguma pesquisa para divulgar? Mande a íntegra por e-mail para o Poder360: [email protected].

Para ter acesso ao Agregador de Pesquisas, clique aqui e busque os dados que desejar para as disputas de 2024 ou de todos os anos anteriores. Essa ferramenta oferece acesso apenas aos assinantes do Poder Monitor, a mais completa ferramenta de acompanhamento dos Três Poderes e tudo o que é relacionado ao poder. Para assinar o Poder Monitor e ter acesso por 30 dias grátis, clique aqui.